O que é fascismo?

Traduzimos para português uma curta, mas interessante carta em que Leon Trotsky responde, ou ao menos procura colocá-la de forma correta, a questão: o que é fascismo? É um tema fundamental em um contexto em que fascismo se tornou apenas um adjetivo depreciativo, perdendo seu poder conceitual para análise rigorosa dos fenômenos históricos.


O que é o fascismo? O termo se originou na Itália. Foram fascistas todas as formas de ditadura contrarrevolucionária (ou seja, anteriores ao advento do fascismo na Itália)?

A Internacional Comunista chama de ditadura fascista a ex-ditadura de Primo de Rivera na Espanha. É correto? Acreditamos que não.

O movimento fascista italiano foi um movimento espontâneo das grandes massas, com novos dirigentes surgidos da base. É de origem popular, sendo dirigido e financiado pelas grandes potências capitalistas. Se formou na pequena-burguesia, no lumpemproletariado e, até certo ponto, também nas massas proletárias. Mussolini, um ex-socialista, é um self-made man [um homem que fez a si próprio] produto deste movimento.

Primo de Rivera era um aristocrata. Ocupava um alto cargo militar e burocrático e foi governador chefe da Catalunha. Levou a cabo um golpe com a colaboração das forças estatais e militares. As ditaduras da Espanha e Itália são formas totalmente distintas de ditadura. Temos que diferenciá-las com clareza. Mussolini teve dificuldades para reconciliar as muitas velhas instituições militares com as milícias fascistas. Este problemas não existiu para Primo de Rivera.

O movimento alemão se parece fundamentalmente ao italiano. É um movimento de massas, cujos dirigentes empregam uma boa quantidade de demagogia socialista, que, por sua vez, é necessária para a formação de um movimento de massas.

A base genuína (do fascismo) é a pequena burguesia. A Itália conta em grande medida com essa base: a pequena burguesia da cidade e do campo e o campesinato. Também na Alemanha existe uma boa base para o fascismo. […]

Pode se dizer, e até certo ponto é verdade, que a nova classe média, os funcionários estatais, os administradores privados, etc., podem constituir essa base. Mas este é um novo problema, que é necessário analisar […]

Para poder prever algo a respeito do fascismo, é preciso contar com uma definição desse conceito. Que é fascismo? Quais são suas bases, suas formas, suas características? Como se desenvolve? É necessário proceder de uma maneira marxista científica.

Leon Trotsky, 15 de novembro de 1931. Publicado pelo The Militant em  16 de enero de 1932. Extraída de uma carta a um camarada britânico.


Referência

Leon Trotsky. Escritos, Tomo II, 1930-31, v. 2. Bogotá: Editorial Pluma. 1977. p.508-509

Leon Trotsky